segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

VERDADE, POR QUE CULTIVÁ-LA

Quem nunca jogou "Verdade ou Consequência" ? Se não, ainda jogará! Mas o que seria de fato a VERDADE?

No dicionário Aurélio "Verdade" é "conformidade com o real"; "princípio certo, que estabelece ou respeita aquilo que é ditado pela lógica ou pela moral".

Atualmente, VERDADE não é muito valorizada, mas sabemos de muitos casos onde sua ausência danifica relações, carreiras profissionais, prejudica terceiros...

A VERDADE não é simplesmente a ausência da mentira. É saber assumir a consequência de nossos atos, ter maturidade de realizar coisas que exigem de nós tal qualidade. Se não sabemos assumir nossas ideias e a consequência de nossos atos o melhor é não fazê-lo.

Por exemplo: A Mariazinha resolveu que hoje ela não queria ir à escola. A mãe sai para trabalhar e a Mariazinha fica em casa, mas depois resolve dar umas voltinhas. Mas naquele dia a professora resolveu fazer um trabalho avaliado. Ela precisa de uma justificativa para poder fazer o trabalho. Aí ela prega uma mentira na mãe, dizendo que ficou com dor de barriga. A mãe, coitada, falta ao serviço, porque tem de ir até a escola para justificar a falta. Mas aí vem a vizinha e diz que viu a Mariazinha passeando lá na Rua Direira. A vizinha é irmã da professora, e como a Mariazinha tava passeando, não aceita refazer a avaliação. A mãe vai lá, xinga a professora, dizendo que a professora é ruim e má, que a "coitadinha" da filhinha estava "doentinha" e que ela não tem coração. Enquanto isso a vizinha sai por aí dizendo que a mãe da Mariazinha é boba, que é uma péssima mãe que não enxerga quando a filha prega uma mentira, ou pior, que apoia a filha nas mentiras que ela prega.

Coitada desta mãe, não é mesmo??? Você gostaria que sua mãe caísse na boca do povo como trouxa????

E aí? A Mariazinha cometeu um erro. O certo é: se ela sabe optar por faltar a aula, deverá saber que este tipo de coisa pode acontecer. DEVERÁ RECONHECER QUE SE FALTOU A AULA PODE FICAR DORMINDO MAIS UM POUCO, MAS TALVEZ IRÁ PERDER OUTRAS COISAS QUE PODEM SER MAIS IMPORTANTES E CONFORMAR-SE DIANTE DESTE FATO.

Tem também "as mentirinhas sociais". Aquelas que quando um amigo vem e diz: "Da hora aquele boné!!" e a gente vem e concorda: " Bah! É mesmo, cara!!!" daí no seu aniversário você ganha um boné igual e tem que usar, mas na real, você achou o boné horroroso!!!!!! Que saia justa, não é mesmo???? Por que você foi concordar com ele daquela vez??? Ou então ele apresenta a namorada. Você sabe que ela já ficou com todo mundo, inclusive com você. O que vai fazer. Dizer que ela é legal e torcer para que o namoro não dê certo, ou dar a real ali mesmo.
Neste caso, dizer a VERDADE, pode te poupar de muitos problemas, não é mesmo?

O fato é que a VERDADE pode dar mais trabalho, mas nos dignifica, mais, nós podemos estar tranquilos pois em nenhum momento seremos pegos com "as calças na mão" e de quebra sempre teremos a confiança das pessoas em nós.

Vemos quantas coisas erradas acontecem no mundo, devido a falta da VERDADE. Corrupção, roubo, desvio de dinheiro.... Quem faz isso deve ter começado mentindo uma dor de barriga ou mentindo que um boné feio e de mau gosto é muito bonito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário